17 de maio de 2021

Blockchain vira uma realidade no Comércio Exterior Brasileiro

O Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação do Brasil, administradora do Siscomex, recentemente anunciou o desenvolvimento da plataforma de blockchain chamada bCONNECT.

Com esta ferramenta, o Brasil, ao lado de Argentina, Paraguai e Uruguai trocarão dados sobre os Operadores Econômicos Autorizados (OEAs), que usufruem de benefícios como facilitação dos procedimentos aduaneiros, tanto no Brasil quanto no exterior.

A expectativa da RFB é que os dados brasileiros já devem estar dentro da nova plataforma nos próximos dias, e a longo prazo a expectativa é integrar 20% das empresas que operam no comércio exterior ao bCONNECT.

Existe também a intenção de expandir a plataforma para outros países fora do Mercosul, como México, Estados Unidos e Aliança do Pacífico, formada por Chile, Colômbia, México e Peru.

Além da integração de dados sobre OEAs, existem projetos para implantação de um sistema internacional de trânsito aduaneiro e outro para troca de declarações aduaneiras entre as aduanas dos países.

 



Postado por: Fábio Krueger
Fonte do post em: KRUEGER Consultoria

Compartilhe nas redes sociais

 

Mais novidades